11 praias mineiras encantam moradores e turistas

Minas não tem mar, mas tem praia. São bancos de areia formados por rios, as chamadas praias fluviais ou praias de água doce.

São centenas em Minas Gerais e você não consegue nem publicar todas, então selecionamos apenas 11 dessas centenas de praias.

01 – Praia de Lagoa da Prata

11 praias mineiras encantam moradores e turistas
A Praia da Lagoa da Prata, localizada no centro oeste de Minas, é uma boa opção de lazer. Possui todas as infraestruturas para lhe permitir uma estadia agradável de bares, quiosques, academias, quadras, barcos e restaurantes.
O lugar é limpo e bem-cuidado. (A foto acima foi tirada por Henrique Lacerda Fotografias).

02 – Praia da Cachoeira da Maria Augusta em S.J.B do Glória

11 praias mineiras encantam moradores e turistas

A bela cachoeira, formada por duas grandes outras de cerca de 35 metros, é uma das mais belas da região sudoeste de Minas. (A foto acima é de Luís Leite)

Essas duas cachoeiras formam poços claros, perfeitos para banho e relaxamento ideal para quem gosta de tomar Sol, com uma linda praia de areia fina e branca é um convite ao bronzeado e aos refrescos formados pelas águas da cachoeira.

O complexo Maria Augusta está localizado no município de São João Batista do Glória, a 20 quilômetros do centro da cidade, com diversos hotéis próximos, além de turismo 4×4 guiados, vindos de São João Batista do Glória e de Delfinópolis.

03 – Praias da Cachoeira do Telésforo em Conselheiro Mata

11 praias mineiras encantam moradores e turistas

A primeira é a Cachoeira do Telésforo (César Rocha acima), localizada em Conselheiro Mata, Distrito de Diamantina MG, Alto Jequitinhonha.

Uma pequena cachoeira forma um imenso poço e ao seu redor a areia muito branca atrai pessoas que querem obter bronzes e curtir a beleza da natureza.

04 – Praia do Rio São Francisco em Pirapora

11 praias mineiras encantam moradores e turistas

As águas do rio São Francisco (fotografado acima por Sérgio Mourão) apresentam Pirapora no norte de Minas Gerais, com belas paisagens em cerca de 2 quilômetros de extensão, e várias praias de areia fina e branca.

As águas de Pirapora e o potencial turístico da cidade sempre atraíram turistas. A atração mais visitada nos dias quentes é Balneário das Duchas, no centro da cidade.

05 – Praias da Cachoeira do Crioulo

11 praias mineiras encantam moradores e turistas

No Alto Jequitinhonha em São Gonzalo do Rio Preto, a pequena praia de Cachoeira do Crioulo é uma das mais belas praias do Parque Estadual do Rio Preto.

São lindas praias de areia branca e águas límpidas que os turistas não resistem (fotografado por Thermo Lins acima)

06 – Praia do Lapeiro em São Gonçalo do Rio Preto

11 praias mineiras encantam moradores e turistas

(Sérgio Mourão acima)

Situada em São Gonçalo do Rio Preto, fica a apenas 1 km do centro da cidade e, por ser de fácil acesso, é uma das praias mais populares e é um dos lugares preferidos para passeios em família, pois suas águas rasas permitem que as crianças estejam presentes com seus pais.

Os adultos podem jogar badmínton, futevôlei ou vôlei de praia, já que há quadras para a prática desses esportes. Os bares e restaurantes utilizam lenha para cozinhar.

07 – Praias de Capitólio

11 praias mineiras encantam moradores e turistas

foto de Allan Sant´Anna Photografo

Na parte sudoeste do estado podemos encontrar as águas relaxantes da praia artificial municipal Domingos Gonçalves Machado. Ela foi inaugurada em 1988, e é uma das principais atrações do Capitólio, localizada no centro da cidade.

É banhada pelo rio Piumhi, considerado um paraíso para quem quer relaxar. Contando com uma boa infraestrutura, a praia é toda equipada com banheiros públicos, quadras poliesportivas e calçadão.

Você pode dar um delicioso passeio ao entardecer e estar rodeado pelas lindas montanhas da região. Há um bar com piscina natural, e quem gosta de passear sobre a água pode ir de barco, sozinho Escolha entre canoa e lancha.

08 – Praias da Represa de Três Marias

11 praias mineiras encantam moradores e turistas

(foto de Sérgio Mourão / Encantos de Minas)

Outra opção atraente é a praia de Mar de Minas. A cidade fica na barragem de Três Marias na região do Médio Minara e Morada Nova de Minas (na foto abaixo). O Rio São Francisco banha a região com suas águas.

A água forma uma bela praia fluvial, que é um dos atrativos turísticos naturais da cidade.

11 praias mineiras encantam moradores e turistas

 

09 – Praia de Januária MG. Norte de Minas

11 praias mineiras encantam moradores e turistas

A Praia do Rio São Francisco em Januária, que fica no norte de Minas, já foi uma das maiores construções da região, e ainda hoje é muito popular. O local possui bar ao ar livre, lanchonetes e quiosques.

É um dos principais locais de lazer da cidade. Fotos da Venda do Pingo

10 – Praia da Saudade em Almenara MG – Jequitinhonha

11 praias mineiras encantam moradores e turistas

Praia da Saudade em Almenara, no rio Jequitinhonha (foto enviada por João Avelar Almenara). A cidade possui uma das mais belas praias de Minas Gerais.

Toda a região está emoldurada pelo Morro do Cruzeiro e Vale do Jequitinhonha, que é uma das mais movimentadas paisagens naturais.

Uma exuberante praia fluvial, no cenário idílico do Rio Jequitinhonha que circunda a cidade de Almenara, é um milagre da natureza.

E na Praia da Saudade encontra-se uma das paisagens naturais mais exuberantes do Vale do Jequitinhonha.

>> Conheça 10 destinos paradisíacos

11 – Praias do Rio do Peixe em Botumirim MG – Norte de Minas

11 praias mineiras encantam moradores e turistas

Cercado por paisagens paradisíacas e vegetação exuberante, o Rio do Peixe do Botumirim, está no Alto Jequitinhonha (foto acima) e oferece belas apresentações com suas águas cristalinas e praias de areia branca, atraindo uma série de banhistas e amantes da natureza frequentes a maravilhosa praia fluvial.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp