8 dicas simples para cair na estrada tranquilo

Se você está planejando pegar a estrada de carro vamos mostrar 8 dicas muito simples para viajar o mais tranquilo e seguro possível. Você vai ver como esses pequenos toques que vão fazer toda a diferença.

A semana chega ao fim e muitas pessoas ficam ansiosos querendo viajar. Afinal quem não gostaria de passar alguns dias com o pé na areia ou respirando o ar da montanha? Infelizmente viajar para a praia ou casa de campo nunca é tão simples: o trânsito cria aquele desânimo e os acidentes assustam.

Separe a farofa, suas malas, boias, isopor e bora lá.😆

1. Conheça o caminho antes de sair

Com toda tecnologia que temos hoje conhecer a rota que irá viajar é muito simples, rápido e importante. Mesmo sem nunca ter percorrido este trajeto, procure se conhecer por sites e mapas: veja se tem pedágios, quanto custam, planeje uma parada estratégica antes do trecho que considera mais complicado, e assim não correr o risco de ficar sem combustível, ou sem um posto de serviço, por exemplo.

Image for post
Photo by Tabea Damm on Unsplash

Planeje também paradas para abastecer o veículo e para esticar as pernas dos parceiros de viagem. Planejando direitinho você fica menos tempo no trânsito e mais tempo de férias.

2. Lembre-se: GPS ou no sinal do celular podem falhar.

Sempre, mas sempre mesmo, pesquise a rota e a sequência de estradas e cidades que vai passar, assim se a bateria acabar ou tiver algum problema, pelo menos terá noção de onde ir. Muitas vezes as ruas mudam de sentido, acontece algum acidente no caminho ou imprevisto.

Image for post
Photo by Dusty Barnes on Unsplash

Vale até mesmo anotar com papel e caneta, para deixar no porta luvas antes de viajar.

Para ajudar a conhecer melhor sua rota, um site muito legal é o Mapeia. Além de dar as rotas ele ainda calcula os gastos com combustível e pedágio; menos chances de ser pego desprevenido.

3. Siga o fluxo contrário

Se a maioria vai viajar para o litoral, que tal ir para o campo? Se todos saem na sexta e voltam domingo, não vale a pena viajar antes ou voltar depois?

Image for post
Photo by Joline Torres on Unsplash

Procure viajar para lugares alternativos, se não tiver escolha busque um horário ou data diferente da maioria. Com mais carros juntos aumentam as chances de uma distração ou acidente.

4. Manutenção preventiva

Image for post
Photo by Davids Kokainis on Unsplash

Planejar a viagem inclui cuidar do carro antes da viagem começar.

Aproveite para conferir no manual do carro o guia de manutenção preventiva, a calibragem dos pneus (o estepe também), óleo do motor, estado das palhetas, luzes e outros itens que devem ser revisados anualmente.

Até mesmo uma simples lâmpada de 50 centavos, queimada, pode render uma bela multa de mais de R$ 190,00. Imagine perder toda uma viagem bem planejada por um defeito qualquer, não é mesmo?

Lembre também de atualizar a lista de telefones do guincho, seguro e um contato para emergências.

5. Quem senta onde

Image for post
Photo by Chang Hsien on Unsplash

Viajar em turma é sempre mais divertido, principalmente no final do ano. Quanto maior e mais animada melhor. Porém é preciso ter critério e cuidado.

Mas se o passeio for longo, vale combinar com alguns dos passageiros para revezarem na direção. E quem vai apenas para curtir a carona, a tarefa é não distrair o motorista e até mesmo ajudar a mantê-lo acordado.

Deixe no banco do passageiro aquela pessoa mais esperta, que pode te ajudar a ver as placas, encontrar a vaga no estacionamento e escolher uma playlist ideal.

Não faça a loucura de espremer todo mundo no carro, tente procurar uma vaga em outro carro ou até mesmo utilizar um aplicativo de carona.

Não preciso nem falar que beber somente na chegada, né?

Mais importante do que irem todos juntos, é todo mundo chegar em segurança.

6. Banco para passageiros, mala para o bagageiro

Image for post
Photo by Eric TERRADE on Unsplash

Mantenha todas as bagagens bem fixadas e dentro dos lugares específicos. Uma simples caixa de leite solta dentro do carro pode ficar 20 vezes mais pesada no caso de colisão em alta velocidade. E não queremos nada disso!

A hora de colocar tudo no carro exige total atenção.

Evite improvisos e misturar cargas com pessoas. Não deixe malas no banco de trás e, principalmente, não bloqueie a visão traseira do motorista.

Se for levar bicicletas lembre-se que elas não podem encobrir a placa e nem ultrapassar a largura total do veículo.

7. Faça aqueles lanches espertos

Image for post
Photo by Tim Collins on Unsplash

Em alguns trechos da estrada não existe qualquer venda de alimentos. Vale a pena levar comidas leves e bebidas no carro para situações assim.

Se aquela viagem de 3 horas de repente levou 8 horas é sempre bom estar prevenido. Só não é indicado comidas mais pesadas e que podem causar sono.

Mantenha-se bem hidratado também, é fundamental.

8. Termine sua viagem durante o dia

Image for post
Photo by yns plt on Unsplash

Evitar ao máximo viajar a noite já é uma ótima dica, e nesse período que a visibilidade é severamente reduzida, o próprio motorista sente mais cansaço passando muito tempo dirigindo.

O ideal é planejar sua viagem para sair de madrugada, nas primeiras horas do dia. Além de evitar o trânsito mais intenso diminui as chances de chegar a noite ao seu destino.

Um dos momentos de maior risco de acidentes é justamente na transição do dia para noite. Nossos olhos levam certo tempo para se adaptar à nova condição de luminosidade e o sol fica quase rente a linha da estrada.

Planejando sua viagem ficará mais tranquila, divertida e segura.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp