Viajar

Viajar é o movimento de pessoas entre locais relativamente distantes, com qualquer propósito e duração, e utilizando ou não qualquer meio de transporte (público ou privado).

O percurso pode ser feito por mar, terra ou ar. Também se entende como viagem todo um período de deslocações com estadias, cerca de longas em alguns destinos.

Uma viagem pode ser realizada com fins recreativos, para visitar amigos ou família, para realizar negócios ou para trabalhar (diariamente fazendo o percurso). No entanto, também se viaja por outras razões: por motivos de saúde, migrações, fuga a guerras, etc.

A viagem pode ser local, regional, nacional (doméstica) ou internacional. Quando realizada ao nível internacional, normalmente, as autoridades exigem um passaporte ou visto.

Na Grécia antiga, as viagens marítimas pelo Mar Mediterrâneo favoreceu muito a economia grega, pois a infertilidade das planícies gregas tornou a produção agrícola insuficiente para atender a necessidade de consumo. O relevo impedia a produção adequada de alimentos, na mesma proporção da demanda.

A alternativa foi o comércio através do das navegações que proporcionou o surgimento de uma classe de comerciantes ricos. Apesar de tal prosperidade, a atividade comercial era mal vista na Grécia Antiga, pois a aristocracia valorizava a posse da terra, em detrimento de qualquer outra atividade econômica.

A viagem para fora do entorno habitual do indivíduo, com duração inferior a um ano, e cujo propósito principal não é o exercício de atividade remunerada por entidades do local visitado, é chamada viagem turística.

automóvel foi o grande impulsionador das viagens privadas e para fins recreativos. A liberdade que trouxe às pessoas e a rapidez com que se passaram a cobrir as distâncias foi um dos grandes motivos para deslocações e troca de experiências e culturas.

Mais tarde, o avião com bilhetes a preços acessíveis viria a facilitar ainda mais as viagens a uma escala global.

Hoje em dia, as viagens e o turismo são um dos mais importantes negócios ao nível mundial, o que fez aumentar exponencialmente o número de agências de viagem, cuja função é a de reservar bilhetes de avião, hotel, automóvel de aluguer no destino, etc.

O internauta pode agora, também, tratar de todos os procedimentos através da internet, incluindo fazer reservas online, trocar de casa com outros viajantes durante determinado período, ler artigos de outros viajantes em blogs, ou “fotoviajar” sem sair de casa através das experiências de outros.

Praça “da Estação” de Belo Horizonte

Bem localizada na Avenida dos Andradas, 201 fica uma praça belíssima, com prédio de arquitetura…

Mercado Central de Belo Horizonte

Eu posso dizer com certeza que cresci no Mercado Central. Não sei calcular quando foi…

11 praias mineiras encantam moradores e turistas

Minas não tem mar, mas tem praia. São bancos de areia formados por rios, as…

Peru pode ser mais legal do que você pensa

Photo by DAVIS VARGAS on Unsplash Se você é daqueles que acha que o Peru se resume à Machu Picchu,…

São Paulo em 5 estruturas que você precisa conhecer

Photo by sergio souza on Unsplash São Paulo é conhecida como a terra da garoa, a selva de pedra,…

Tratado de Schengen? O que é, regras e países que fazem parte

Pra quem pretende visitar vários países diferentes na mesma viagem, o Tratado Schengen é ideal,…

10 Destinos Paradisíacos Que Você Precisa Conhecer

Você provavelmente já deve ter visto imagens de destinos tão bonitos que chega a ser difícil de…

6 filmes para inspirar a viajar mais

Filmes são responsáveis pela enorme vontade de viajar que, muitas vezes, cada um carrega. São…

This website uses cookies.