São Paulo em 5 estruturas que você precisa conhecer

Image for post
Photo by sergio souza on Unsplash

São Paulo é conhecida como a terra da garoa, a selva de pedra, e muitos outros adjetivos que podemos enumerar, mas São Paulo é uma cidade, onde suas construções são graciosas por natureza.

E quando falamos em estruturas, iremos falar da arquitetura dessa cidade tão deslumbrante e alguns locais que você deve conhecer.

#1 — Mercado Municipal de São Paulo

Image for post

Também conhecido como , é uma área turística que fica bem no Centro Histórico da cidade, sua criação foi de responsabilidade do engenheiro Felisberto Ranzini, que também teve sua participação no Teatro Municipal e na Pinacoteca, todos localizados no mesmo Estado.

O mercado é um verdadeiro comércio de atacado e varejo e edifício histórico abriga estandes de frutas raras, verduras, laticínios, hortaliças e área com lanchonetes.

Vale à pena conferir.

#2 — Memorial da América Latina

Image for post

Com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e o projeto de Cultura e desenvolvimento do antropólogo Darcy Ribeiro, o é considerado um centro de cultura e lazer, fica no bairro da Barra Funda e é um complexo, com seus edifícios, galerias, bibliotecas, auditório, passarela.

Um lugar de aperfeiçoamento de cultura, da política, economia e tudo relacionado à América Latina.

#3 — Estação da Luz São Paulo

Image for post

Uma estação de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e duas linhas do metrô integram a estrutura da Estação da Luz de São Paulo, em uma construção de 1901 que recebe diariamente cerca de 500 mil passageiros.

Sua arquitetura é de autoria do Inglês Charles Henry Driver, muito famoso na época por ter em seu currículo, muitos projetos de estações ferroviárias.

Suas linhas arquitetônicas são neoclássicas, existe uma torre de relógio, sua cobertura é toda em ferro, uma referência na paisagem urbana.

#4 — MASP

Image for post

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, é um edifício cartão-postal da cidade e sua fundação se deu em 1947.

Seu acervo é tombado pelo IPHAN, possui pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, artes decorativas e muito mais, um lugar mágico.

Desde 7 de novembro de 1968 está na Avenida Paulista, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede.

#5 — Edifício COPAN São Paulo

Image for post

Em se falando de construções, não poderíamos deixar de citar o edifício , considerado emblemático fica localizado na Avenida Ipiranga número 200, a inauguração de 1966 e projeto de Oscar Niemeyer, considerada um símbolo da arquitetura moderna no Brasil.

O prédio tem a maior estrutura de concreto armado do Brasil, com 115 metros de altura, 32 andares e 120 mil metros quadrados de área construída, dividida em seis blocos, com um total de 1 160 apartamentos de dimensões variadas, numa estimativa de cinco mil residentes das diferentes classes sociais e mais de setenta estabelecimentos comerciais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp